Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2007 - 14h01

Previdência prepara plano para reduzir aposentadorias por invalidez

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

Depois de fazer um censo previdenciário para identificar fraudes no pagamento de benefícios, o governo vai voltar sua atenção agora para os benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, por exemplo.

Segundo o ministro da Previdência, Nelson Machado, o número de benefícios por incapacidade no Brasil está muito acima da média internacional. A quantidade de benefícios dessa natureza chega a 14% do total de trabalhadores contribuintes, enquanto a media mundial é de 7% a 8%.

Apesar do descolamento no índice de benefícios no Brasil em relação ao cenário internacional, Machado destacou que a idéia não é tratar o problema como casos de irregularidades, mas como uma 'disfunção'.

O ministro fez questão de dizer que o plano não será simplesmente um censo, mas terá ações integradas de reabilitação dos trabalhadores, análise da capacidade laboral de cada um e recolocação no mercado de trabalho.

"Não é questão de fazer censo. Precisamos trabalhar na linha de melhorar as condições de saúde e trabalho dos nossos trabalhadores", disse o ministro, ao comentar que as bases para o programa estão prontas, com a contratação de novos médicos peritos.

Leia mais
  • Previdência encerra 2006 com déficit de R$ 42,065 bilhões
  • Fórum da Previdência Social será instalado no próximo dia 12

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o recadastramento de aposentados
  • Leia o que já foi publicado sobre o Fórum Nacional da Previdência Social
  • Leia o que já foi publicado sobre o PAC
  • Enquete: O pacote é suficiente?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página