Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2007 - 17h11

Anac cancela 119 vôos domésticos da Varig

Publicidade

da Folha Online

A diretoria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) determinou o cancelamento de 119 linhas aéreas da Nova Varig, após identificar que a empresa não estava operando os vôos.

Segundo informou a Anac, quando recebeu a Cheta (Certificação de Homologação de Empresas de Transporte Aéreo), no dia 14 de dezembro do ano passado, a Varig, que teria direito a 270 vôos domésticos, começou a operar com 125.

De acordo com as regras da Anac, a empresa aérea tem um prazo de 30 dias para operar todos os vôos.

A Anac avaliou as operações realizadas no período do dia 15 de dezembro de 2006 a 14 de janeiro deste ano e verificou que, dos 270 vôos, a Varig operou apenas 151.

No aeroporto de Congonhas, a nova Varig teria direito a 125 slots, mas ela conseguiu operar apenas 102. Os 49 vôos restantes que ela mantém estão espalhados em outros aeroportos do país.

A Varig informou que planeja reintegrar gradativamente as 119 linhas domésticas canceladas pela Anac, de acordo com o aumento da frota. De acordo com a empresa, a retomada dessas linhas não está atrelada à limitação dos slots no aeroporto de Congonhas e poderá ser novamente solicitada à Anac a qualquer momento.

A companhia informou que considera "que está ocupando o mercado de forma estratégica e gradual, de acordo com seu planejamento e sua capacidade. No mercado doméstico, a aérea opera 151 linhas.

A Varig retomou alguns destinos, como Londrina e Vitória, ampliou freqüências e informou que está oferecendo vôos para 15 destinos nacionais e quatro internacionais: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Florianópolis, Fernando de Noronha, Porto Seguro, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Londrina e Vitória; Caracas, Bogotá, Buenos Aires e Frankfurt.

A Varig informou ainda que está analisando a decisão da Anac de cancelar o direito ao uso de 23 slots no aeroporto de Congonhas, em São Paulo e que não se pronunciará sobre a medida.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Varig
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página