Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2000 - 10h27

Iraque formaliza acordo para renovação de programa de petróleo

Publicidade

das agências internacionais

O Iraque notificou formalmente a ONU (Organização das Nações Unidas) de que concorda com um prolongamento do acordo "Petróleo por Comida" do país por um período de seis meses, informou hoje a agência de notícias do Iraque.

Segundo a agência, o ministro do Exterior, Mohammed Saeed al-Sahaf, repetiu a concordância do Iraque em uma carta ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, na qual ele reiterou as críticas de Bagdá ao programa.

O Conselho de Segurança da ONU votou por unanimidade, em 5 de dezembro, pela renovação por seis meses do programa humanitário, um meio de sobrevivência para 23 milhões de pessoas que vivem sob as sanções impostas ao Iraque após a invasão do Kuwait, em 1990.

Preços
O barril de petróleo permanecia em leve alta hoje, em Londres, apoiado pela grande valorização do gás natural, após o anúncio de um esfriamento das temperaturas nos Estados Unidos.

O aumento, contudo, foi moderado depois do anúncio do Iraque, que põe fim em princípio ao cancelamento unilateral de suas exportações de petróleo.

O barril do Brent para entrega em janeiro estava cotado a US$ 26,90. O barril abriu de manhã com um preço em torno dos US$ 27,00.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página