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08/02/2007
-
10h38
da Folha Online
As vendas de produtos eletroeletrônicos registraram um crescimento de 8,54% no ano passado, segundo a Eletros (Associação nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos). O resultado ficou aquém do esperado pela associação, que era uma alta de 13,89%.
O desempenho da linha branca (geladeiras e fogões, entre outros) superou as previsões dos fabricantes, com um incremento de vendas duas vezes superior ao previsto. Esse segmento comercializou 13,74% mais do que em 2005, em comparação a uma estimativa de crescimento de 6,53%.
"A queda nas taxas de juros, a ampliação dos prazos dos crediários, a maior estabilidade no emprego e a melhoria na massa salarial foram os fatores que favoreceram o crescimento da linha branca", analisa Paulo Saab, presidente da Eletros.
Os produtos que puxaram o desempenho deste segmento foram os refrigeradores, com vendas 17,89% superiores a 2005. As lavadoras automáticas tiveram crescimento de 14,9%, e os fogões, de 10,6%.
Já a linha de imagem e som contrariou as projeções iniciais em função do desempenho bem abaixo do esperado das vendas de DVDs. Em 2006, foram comercializados cerca de 8 milhões de DVDs, com crescimento em torno de 7% em relação a 2005. A previsão inicial era de vendas em torno de 11,5 milhões de aparelhos.
"Os DVDs importados avançaram fortemente no mercado brasileiro, principalmente os provenientes de países asiáticos, reduzindo a participação dos fabricantes locais", afirma Saab.
As vendas da linha de imagem e som, cuja estimativa inicial era de um crescimento de 24,5%, tiveram desempenho 9,59% superior ao de 2005.
As vendas de televisores das empresas associadas à Eletros somaram 10,85 milhões de unidades, com um incremento em torno de 13% em relação a 2005.
Desse total, 10,5 milhões são televisores convencionais e 350 mil aparelhos de plasma e LCD. Em relação a essas duas novas tecnologias, as vendas foram praticamente equivalentes, com os aparelhos de plasma respondendo por 51%, e os de LCD por 49% das 350 mil unidades comercializadas.
Já o desempenho da linha de portáteis ficou próximo ao das previsões do setor. O crescimento médio foi de 3,12% em relação a 2005, ou seja, 1 ponto percentual acima do projetado. O maior crescimento foi dos aspiradores de pó, cujas vendas situaram-se 17,36% acima de 2005, e cafeteiras com filtro, com vendas 20,35% maiores.
Especial
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Vendas de eletroeletrônicos crescem 8,54% em 2006
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As vendas de produtos eletroeletrônicos registraram um crescimento de 8,54% no ano passado, segundo a Eletros (Associação nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos). O resultado ficou aquém do esperado pela associação, que era uma alta de 13,89%.
O desempenho da linha branca (geladeiras e fogões, entre outros) superou as previsões dos fabricantes, com um incremento de vendas duas vezes superior ao previsto. Esse segmento comercializou 13,74% mais do que em 2005, em comparação a uma estimativa de crescimento de 6,53%.
"A queda nas taxas de juros, a ampliação dos prazos dos crediários, a maior estabilidade no emprego e a melhoria na massa salarial foram os fatores que favoreceram o crescimento da linha branca", analisa Paulo Saab, presidente da Eletros.
Os produtos que puxaram o desempenho deste segmento foram os refrigeradores, com vendas 17,89% superiores a 2005. As lavadoras automáticas tiveram crescimento de 14,9%, e os fogões, de 10,6%.
Já a linha de imagem e som contrariou as projeções iniciais em função do desempenho bem abaixo do esperado das vendas de DVDs. Em 2006, foram comercializados cerca de 8 milhões de DVDs, com crescimento em torno de 7% em relação a 2005. A previsão inicial era de vendas em torno de 11,5 milhões de aparelhos.
"Os DVDs importados avançaram fortemente no mercado brasileiro, principalmente os provenientes de países asiáticos, reduzindo a participação dos fabricantes locais", afirma Saab.
As vendas da linha de imagem e som, cuja estimativa inicial era de um crescimento de 24,5%, tiveram desempenho 9,59% superior ao de 2005.
As vendas de televisores das empresas associadas à Eletros somaram 10,85 milhões de unidades, com um incremento em torno de 13% em relação a 2005.
Desse total, 10,5 milhões são televisores convencionais e 350 mil aparelhos de plasma e LCD. Em relação a essas duas novas tecnologias, as vendas foram praticamente equivalentes, com os aparelhos de plasma respondendo por 51%, e os de LCD por 49% das 350 mil unidades comercializadas.
Já o desempenho da linha de portáteis ficou próximo ao das previsões do setor. O crescimento médio foi de 3,12% em relação a 2005, ou seja, 1 ponto percentual acima do projetado. O maior crescimento foi dos aspiradores de pó, cujas vendas situaram-se 17,36% acima de 2005, e cafeteiras com filtro, com vendas 20,35% maiores.
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