Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2007 - 11h51

Telmex cancela compra de companhia telefônica da Venezuela

Publicidade

da Folha Online

A companhia mexicana de telecomunicações Telmex, do magnata Carlos Slim, cancelou a compra da Cantv (Compañía Anónima Nacional Teléfonos de Venezuela) devido à expectativa de que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, rejeitaria o acordo.

"As partes concordaram em dar por encerrado o acordo em virtude da expectativa de que não serão obtidas as autorizações governamentais necessárias para completar a aquisição", diz o comunicado. As partes envolvidas na compra, além da Telmex, eram a América Móvil e a americana Verizon Communications.

Segundo comunicado divulgado pela Telmex, o acordo para a compra da companhia venezuelana havia sido firmado em abril de 2006 e a data de conclusão do negócio já havia sido adiada três vezes.

No dia 10 de janeiro, Chávez disse, na cerimônia de posse dos novos ministros, que pretende nacionalizar setores estratégicos, como energia e telecomunicações, que a Cantv poderia ser estatizada.

Já no dia 21 do mesmo mês, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordenou ao ministro das Telecomunicações, Jesse Chacón, a estatização imediata da operadora de telefonia Cantv. "Jesse, o que aconteceu? E a Cantv, já a tomamos? Quando vai cumprir a ordem? Ligue para os chefes e que seja nomeada uma diretoria nossa já", disse Chávez em seu programa dominical de rádio e televisão "Alô Presidente".

Dentro do programa de estatizações, o governo venezuelano anunciou ontem a compra da Companhia de Eletricidade de Caracas (EDC) da empresa americana Arlington.

A Telmex é a principal do setor de telecomunicações no México, e opera através de filiais na Argentina, Colômbia, no Brasil, Chile e Perú. A América Móvil registrou no ano passado um total de 124,8 milhões de clientes de telefonia celular.

Leia mais
  • Entenda as mudanças que Chávez prometeu para a Venezuela

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CANTV
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página