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07/03/2007 - 18h11

Faturamento real do comércio varejista começa o ano em alta

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da Folha Online

O faturamento real do varejo em janeiro registrou alta de 7,4%, na comparação com o mesmo período de 2006, segundo Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo).

Os resultados surpreenderam a Fecomercio, já que, no Natal, o setor registrou alta de 0,9% no faturamento real em relação ao mesmo mês do ano anterior.

O desempenho apontado pela pesquisa é resultado do crescimento inesperado de três segmentos: Veículos (novo recorde de vendas no período), lojas de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos e de Material de Construção. Ao contrário de 2006, quando os supermercados foram os grandes responsáveis pelo crescimento de 5%, este ano começa com apostas mais fortes nos setores que dependem de crédito.

A oferta de financiamentos às pessoas físicas e pequenas empresas cresceu 15% no primeiro mês de 2007 e, segundo a Fecomercio, a tendência de queda dos juros, combinada ao alongamento dos prazos de pagamento, deverá manter-se por mais algum tempo, apesar do nível elevado de endividamento do consumidor.

Apesar do crescente endividamento dos consumidores, a tomada de crédito ainda continua sendo uma das alternativas para o consumo, segundo o presidente da entidade, Abram Szajman.

"Com o alongamento dos prazos de financiamento, o crédito ainda é uma alternativa, tanto para a pessoa física, quanto jurídica. É importante ressaltar que com dívidas mais longas, o consumidor acaba restringindo, a longo prazo, seu poder de compra", observa Szajman.

A entidade assinala que o fator renda tende a ser menos relevante neste ano, o que acarreta queda em segmentos diretamente influenciados por este aspecto, como supermercados, por exemplo. Os próximos resultados ampliarão o campo de análise, balizado hoje pela surpresa de resultados inesperados, fortemente influenciados pela abundância de crédito, e pela preocupação com o desempenho das vendas de produtos de maior valor unitário.

As concessionárias de veículos registraram a maior elevação de vendas, dentre todos os segmentos pesquisados pela PCCV: 34,2% em comparação com o mesmo mês de 2006. Entre os fatores que influenciaram este resultado, estão a oferta de crédito --que cresceu 22% nos últimos 12 meses-- e a cobrança de juros inferiores aos praticados na maioria dos demais grupos.

As lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos apresentaram em janeiro alta de 22,2% ante janeiro de 2006. Esse resultado foi influenciado principalmente pelas liquidações de excedentes dos estoques de Natal, quando o grupo sofreu queda de 8,8% no seu faturamento.

A redução do IPI de alguns itens para construção, o aumento do crédito direcionado e o aquecimento do setor imobiliário foram os fatores que contribuíram para o aumento de 13,4% no faturamento deste grupo, comparativamente a janeiro de 2006. Segundo análise da entidade, o cenário positivo deverá repetir-se este ano.

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