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21/03/2007
-
17h47
KAREN CAMACHO
da Folha Online
Os consumidores com renda mensal entre R$ 151 e R$ 499 devem gastar, neste ano, R$ 10,7 bilhões no cartão de crédito. No ano passado, o movimento envolveu R$ 8,7 bilhões, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo banco Itaú. O uso ocorre, principalmente, em super ou hipermercados, vestuário e lojas de construção ou de eletroeletrônicos.
O diretor de marketing de cartões do banco, Fernando Chacon, disse que uso ainda é pequeno se considerado o universo de brasileiros que não usam o cartão.
Segundo a pesquisa, 22% dos consumidores com essa faixa de renda têm cartão. Outros 17% já tiveram, mas desistiram por dificuldade de planejamento financeiro e 61% não têm porque não podem comprovar renda ou endereço ou também alegam falta de planejamento nos gastos.
Chacon afirma que o brasileiro está se acostumando a utilizar o cartão na sua rotina de consumo e que o crescimento na movimentação dos cartões de crédito na baixa renda, de 23,6% em 2006, é reflexo da mudança de comportamento. "Esse público, normalmente, usa crediário ou carnê, mas percebe que o cartão tem uma aceitação mais ampla e a possibilidade de compra é maior", afirmou.
Entre esses consumidores, metade usa o cartão para compras parceladas, no valor médio de R$ 88. Nas demais faixas de renda o valor sobe para R$ 185, em média.
Os consumidores da baixa renda que utilizam o cartão somam, atualmente, 11,5 milhões e, até o final do ano, devem chegar a 15 milhões de brasileiros, segundo Chacon. O universo que pode ser atendido, segundo ele, soma 34 milhões de consumidores.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre cartão de crédito
Baixa renda deve gastar R$ 10 bi no cartão de crédito neste ano
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da Folha Online
Os consumidores com renda mensal entre R$ 151 e R$ 499 devem gastar, neste ano, R$ 10,7 bilhões no cartão de crédito. No ano passado, o movimento envolveu R$ 8,7 bilhões, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo banco Itaú. O uso ocorre, principalmente, em super ou hipermercados, vestuário e lojas de construção ou de eletroeletrônicos.
O diretor de marketing de cartões do banco, Fernando Chacon, disse que uso ainda é pequeno se considerado o universo de brasileiros que não usam o cartão.
Segundo a pesquisa, 22% dos consumidores com essa faixa de renda têm cartão. Outros 17% já tiveram, mas desistiram por dificuldade de planejamento financeiro e 61% não têm porque não podem comprovar renda ou endereço ou também alegam falta de planejamento nos gastos.
Chacon afirma que o brasileiro está se acostumando a utilizar o cartão na sua rotina de consumo e que o crescimento na movimentação dos cartões de crédito na baixa renda, de 23,6% em 2006, é reflexo da mudança de comportamento. "Esse público, normalmente, usa crediário ou carnê, mas percebe que o cartão tem uma aceitação mais ampla e a possibilidade de compra é maior", afirmou.
Entre esses consumidores, metade usa o cartão para compras parceladas, no valor médio de R$ 88. Nas demais faixas de renda o valor sobe para R$ 185, em média.
Os consumidores da baixa renda que utilizam o cartão somam, atualmente, 11,5 milhões e, até o final do ano, devem chegar a 15 milhões de brasileiros, segundo Chacon. O universo que pode ser atendido, segundo ele, soma 34 milhões de consumidores.
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