Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2007 - 11h40

Bolsas em NY caem após divulgação de vendas de casas nos EUA

Publicidade

da Folha Online

As Bolsas americanas operam em baixa nesta segunda-feira, após a divulgação de uma queda de 3,9% na veda de casas novas nos EUA em fevereiro.

Às 11h38 (em Brasília), a Bolsa de Valores de Nova York estava em baixa de 0,78%, operando com 12.383,99 pontos no índice Dow Jones Industrial Average, enquanto o S&P 500 caía 0,77%, para 1.425 pontos. A Bolsa Nasdaq caía 0,68%, para 2.432,19 pontos.

O Departamento do Comércio informou hoje que a taxa anualizada de vendas de casas caiu para 848 mil, a menor em quase sete anos. A queda de fevereiro se seguiu a uma retração ainda maior, de 15,8%, de quedas nas vendas de casas novas no país.

O dado é visto pelos analistas como mais sinal de fraqueza no mercado de residências no país, que enfrenta dificuldades para esgotar o estoque de casas em meio à queda na demanda.

O dado contrasta com o aumento de 3,9% registrado no mês passado no mercado de casas usadas --que foi a maior alta desde a registrada em março de 2004. O preço médio dos imóveis residenciais usados, no entanto, teve queda de 1,3% na comparação com março de 2006, ficando em média em US$ 212.800.

O declínio no mercado imobiliário americano vem preocupando analistas, investidores e até o Federal Reserve (Fed, o BC americano): a queda que vem ocorrendo nos preços dos imóveis leva os americanos a conterem seus gastos, o que desaquece o consumo e causa efeitos na economia como um todo, expondo o país ao risco de uma recessão.

O Fed avaliou na nota divulgada após sua reunião de política monetária na quarta-feira (21) que o mercado imobiliário do país continua a se ajustar.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o mercado imobiliário dos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página