Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2007 - 10h04

Governo adia para semana que vem reunião que decide sobre Angra 3

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O governo decidiu adiar para a próxima semana a reunião do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) que faria nesta terça-feira (27) para decidir se levará adiante o projeto de construção da terceira usina nuclear brasileira (Angra 3).

A reunião estava prevista para esta tarde com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, e era grande a expectativa de que o governo anunciasse a construção da usina.

Na semana passada o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, que defende a retomada do programa nuclear brasileiro, chegou a afirmar que a discussão sobre o assunto já estava madura, e que acreditava em uma decisão do governo nesta terça, mesmo que não houvesse unanimidade.

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, também defendeu na última quinta-feira em audiência pública no Senado a construção da usina, sob o argumento de que o preço da energia estaria competitivo e o país teria domínio de tecnologia e grandes reservas de urânio, matéria prima para a geração de energia nuclear.

Contrária à construção da usina, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, argumenta que não haveria ainda domínio de tecnologia sobre o destino de rejeitos nucleares, para garantir que não haverá danos ao meio ambiente.

A explicação para o adiamento da reunião foi uma incompatibilidade de agendas dos ministros.

Leia mais
  • Fundador do Greenpeace defende energia nuclear

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a usina de Angra 3
  • Leia o que já foi publicado sobre energia nuclear
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página