Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2007 - 16h41

Só 22% dos consumidores escolhem item de empresa com postura ambiental

Publicidade

da Folha Online

Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP mostrou que apenas 21,94% dos consumidores se interessam em saber se a empresa tem preocupação ambiental e social. A maior parte, 43,88%, disseram que nunca buscam a informação e 34,18% responderam que "às vezes" a postura ambiental da empresa pesa na decisão de escolher o produto.

O Procon informou que o levantamento teve o objetivo de identificar o comportamento do consumidor diante de situações corriqueiras que, de certa forma, reflita seu nível de percepção do consumo consciente e do meio ambiente e envolveu outras questões sobre lixo doméstico, reciclagem, utilização racional da água e energia elétrica e responsabilidade social.

A pesquisa mostra, no entanto, o cuidado dos consumidores quando o assunto é recolhimento do lixo gerado na praia.

Entre os consumidores, 90,05% informaram que, quando vão à praia, sempre se preocupam em jogar o lixo no latão disponível ou, não havendo, costumam levá-lo para casa. Perguntados se utilizam o transporte público, deixando o carro na garagem pelo menos uma vez por semana, 63,27% responderam que sim.

Por outro lado, quando o assunto é reciclagem, apenas 18,88% declararam que, na compra de um produto, sempre procuram saber se a embalagem é reciclável; 51,53% nunca se informam sobre isso.

A maior parte dos consumidores (40,82%) também revelou que nunca separa o lixo; 35,71% disseram que o fazem sempre e 23,47% responderam que separam "às vezes".

As respostas às questões relacionadas ao consumo de água e de energia elétrica apresentaram bons resultados. A maioria dos consumidores (68,88%) informou que nunca deixa a torneira aberta enquanto escova os dentes; 52,04% responderam que nunca deixam a luz acesa quando saem de um ambiente e 71,94% sempre juntam uma grande quantidade de roupas para passar de uma vez só.

No entanto, quando o assunto é tempo gasto debaixo do chuveiro, 42,09% admitem que, às vezes, seu banho passa de dez minutos, enquanto 39,29% revelaram que sempre demoram mais que dez minutos. Apenas 18,62% disseram que o banho nunca passa de dez minutos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página