Publicidade
Publicidade
28/03/2007
-
16h41
da Folha Online
Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP mostrou que apenas 21,94% dos consumidores se interessam em saber se a empresa tem preocupação ambiental e social. A maior parte, 43,88%, disseram que nunca buscam a informação e 34,18% responderam que "às vezes" a postura ambiental da empresa pesa na decisão de escolher o produto.
O Procon informou que o levantamento teve o objetivo de identificar o comportamento do consumidor diante de situações corriqueiras que, de certa forma, reflita seu nível de percepção do consumo consciente e do meio ambiente e envolveu outras questões sobre lixo doméstico, reciclagem, utilização racional da água e energia elétrica e responsabilidade social.
A pesquisa mostra, no entanto, o cuidado dos consumidores quando o assunto é recolhimento do lixo gerado na praia.
Entre os consumidores, 90,05% informaram que, quando vão à praia, sempre se preocupam em jogar o lixo no latão disponível ou, não havendo, costumam levá-lo para casa. Perguntados se utilizam o transporte público, deixando o carro na garagem pelo menos uma vez por semana, 63,27% responderam que sim.
Por outro lado, quando o assunto é reciclagem, apenas 18,88% declararam que, na compra de um produto, sempre procuram saber se a embalagem é reciclável; 51,53% nunca se informam sobre isso.
A maior parte dos consumidores (40,82%) também revelou que nunca separa o lixo; 35,71% disseram que o fazem sempre e 23,47% responderam que separam "às vezes".
As respostas às questões relacionadas ao consumo de água e de energia elétrica apresentaram bons resultados. A maioria dos consumidores (68,88%) informou que nunca deixa a torneira aberta enquanto escova os dentes; 52,04% responderam que nunca deixam a luz acesa quando saem de um ambiente e 71,94% sempre juntam uma grande quantidade de roupas para passar de uma vez só.
No entanto, quando o assunto é tempo gasto debaixo do chuveiro, 42,09% admitem que, às vezes, seu banho passa de dez minutos, enquanto 39,29% revelaram que sempre demoram mais que dez minutos. Apenas 18,62% disseram que o banho nunca passa de dez minutos.
Só 22% dos consumidores escolhem item de empresa com postura ambiental
Publicidade
Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP mostrou que apenas 21,94% dos consumidores se interessam em saber se a empresa tem preocupação ambiental e social. A maior parte, 43,88%, disseram que nunca buscam a informação e 34,18% responderam que "às vezes" a postura ambiental da empresa pesa na decisão de escolher o produto.
O Procon informou que o levantamento teve o objetivo de identificar o comportamento do consumidor diante de situações corriqueiras que, de certa forma, reflita seu nível de percepção do consumo consciente e do meio ambiente e envolveu outras questões sobre lixo doméstico, reciclagem, utilização racional da água e energia elétrica e responsabilidade social.
A pesquisa mostra, no entanto, o cuidado dos consumidores quando o assunto é recolhimento do lixo gerado na praia.
Entre os consumidores, 90,05% informaram que, quando vão à praia, sempre se preocupam em jogar o lixo no latão disponível ou, não havendo, costumam levá-lo para casa. Perguntados se utilizam o transporte público, deixando o carro na garagem pelo menos uma vez por semana, 63,27% responderam que sim.
Por outro lado, quando o assunto é reciclagem, apenas 18,88% declararam que, na compra de um produto, sempre procuram saber se a embalagem é reciclável; 51,53% nunca se informam sobre isso.
A maior parte dos consumidores (40,82%) também revelou que nunca separa o lixo; 35,71% disseram que o fazem sempre e 23,47% responderam que separam "às vezes".
As respostas às questões relacionadas ao consumo de água e de energia elétrica apresentaram bons resultados. A maioria dos consumidores (68,88%) informou que nunca deixa a torneira aberta enquanto escova os dentes; 52,04% responderam que nunca deixam a luz acesa quando saem de um ambiente e 71,94% sempre juntam uma grande quantidade de roupas para passar de uma vez só.
No entanto, quando o assunto é tempo gasto debaixo do chuveiro, 42,09% admitem que, às vezes, seu banho passa de dez minutos, enquanto 39,29% revelaram que sempre demoram mais que dez minutos. Apenas 18,62% disseram que o banho nunca passa de dez minutos.
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
- Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda - e economiza milhões
- Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista
- Com 12 suítes e 5 bares, casa mais cara à venda nos EUA custa US$ 250 mi
- Produção industrial só cresceu no Pará em 2016, diz IBGE
+ Comentadas
- Programa vai reduzir tempo gasto para pagar impostos, diz Meirelles
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
+ EnviadasÍndice