Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2007 - 10h59

Poupança e renda fixa são opções para aposentado que sacar FGTS

Publicidade

VITOR SORANO
do Agora
com Folha Online

O saque mensal do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) garante ao empregado aposentado (veja quem pode sacar) que continua com o mesmo contrato de trabalho um incremento na renda de 8% sobre o salário. A dica é usar o dinheiro extra para quitar as dívidas e aplicar.

"Antes de investir, é interessante pagar qualquer dívida contraída com juros", diz o economista Miguel de Oliveira, vice-presidente da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

A explicação é simples: nenhum dos investimentos mais clássicos rende mais que os juros cobrados em qualquer empréstimo, por mais vantajosas que as condições desse último possam parecer.

Um exemplo é o consignado para aposentados e pensionistas do INSS, que tem limite máximo de juros de 2,72% ao mês. Em 12 meses, isso dá 38%, bem acima dos 8% médios pagos pela poupança por ano e que os 14% registrados pelos fundos de renda fixa nos 12 meses fechados em março, segundo dados da agência Austin Rating.

"Use os recursos para fazer frente às despesas", recomenda Oliveira, da Anefac.

Investimento

As dívidas não podem ser, porém, o único motivo para sacar o FGTS, se o aposentado tiver essa possibilidade. Isso porque a remuneração do fundo é uma das mais baixas: algo em torno de 5% ao ano. Por essa razão, Oliveira elogia a liberação do saque. "A medida é muito positiva pois permite aos empregados administrarem melhor o dinheiro do que ele vinha sendo administrado", afirma.

"A poupança é o melhor investimento", sugere Alex Agostini, da Austin Rating. "Mesmo rendendo pouco, é uma reserva estratégica. O ganho é maior que o do FGTS, e com a mesma segurança", concorda Oliveira.

O aposentado que, além da disponibilidade dos saques mensais, tem um saldo de FGTS ainda não sacado de pelo menos R$ 5.000 pode tentar um ganho maior em fundos de renda fixa. Esse é limite mínimo de investimento para que os bancos ofereçam taxas de administração menores, que não comprometam o rendimento, estima Oliveira. "Ela [a taxa] deve ficar até 3% ao ano para valer a pena."

Já aplicar em previdência privada ou em ações é pouco recomendado. "O retorno é no longo prazo e, no segundo caso, há risco, o que não é atrativo para esse perfil", diz Agostini.

Como sacar

Aposentados que estão na ativa na mesma empresa e sob o mesmo contrato de trabalho que tinham quando se aposentaram já podem sacar, até mesmo mensalmente, o saldo existente na conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Num primeiro momento, o trabalhador poderá sacar o saldo acumulado desde que se aposentou e, posteriormente, sacar os 8% do salário de depositado feito mensalmente.

O interessado no saque deve comparecer a uma agência da Caixa com a carteira de trabalho para comprovar a manutenção do vínculo empregatício e a data da aposentadoria. Se o aposentado já tiver o Cartão Cidadão e senha, o saque poderá ser feito em qualquer terminal de auto-atendimento, terminal do CaixaAqui ou em lotéricas --nesses locais, o valor máximo a ser sacado é de R$ 600.

Leia mais
  • Aposentados na ativa já podem sacar FGTS mensalmente

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre FGTS
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página