Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2007 - 09h40

Gol diz que é a VarigLog que deve pagar à LAN

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A chilena LAN informou que espera receber da Varig, quando sua venda à Gol for concretizada, os US$ 17,1 milhões que adiantou à empresa aérea em janeiro, quando ainda estava na disputa para adquiri-la.

A chilena, quando fez o adiantamento, informou à SVS (Superintendencia de Valores y Seguros), espécie de CVM (Comissão de Valores Mobiliários) do Chile, que tinha o direito no futuro de receber ou de converter esse crédito em participação na nova empresa.

Depois do anúncio de que a Gol comprou a Varig, na semana passada, a SVS cobrou informações da LAN sobre o empréstimo. "No momento em que se concretizar a venda à Gol, a Nova Varig deverá pagar à LAN o total de créditos que somam US$ 17,1 milhões, além dos juros acumulados", respondeu a aérea chilena em nota.

A Gol afirmou que o pagamento deve ser feito pela VarigLog, que era dona da Varig. "[O empréstimo feito pela LAN] foi assumido em sua totalidade pela VarigLog [antiga controladora da Nova Varig]. Dessa forma não existe nenhum vínculo entre a Nova Varig e a LAN", disse a companhia em comunicado à imprensa.

Nesta semana, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), órgão regulador do setor aéreo, deu sua autorização para a compra da Varig pela Gol.

O negócio ainda será analisada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que avaliará se a compra da Varig pela Gol não fere o direito de concorrência no país. Juntas, Varig e Gol têm 41% de participação nos vôos domésticos.

Especial
  • Leia mais sobre setor aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página