Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/04/2007 - 20h23

Funcionários do BC fazem nova greve a partir desta terça-feira

Publicidade

da Folha Online

Os funcionários do Banco Central darão início a uma nova greve de 72 horas a partir desta terça-feira. Eles retornaram da última paralisação na última sexta. Segundo o presidente do Sinal (Sindicato dos Funcionários do Banco Central), Sérgio da Luz Belsito, o governo não apresentou contraproposta às reivindicações da categoria.

Os funcionários do BC reivindicam a equiparação dos salários dos analistas e técnicos da instituição aos vencimentos dos fiscais da Receita Federal, o que equivaleria a um reajuste em torno de 43% para os profissionais iniciantes.

De acordo com Belsito, o salário inicial dos analistas e técnicos no BC hoje é de R$ 7.082,40, contra R$ 10.155,32 dos fiscais da Receita.

O presidente do Sinal disse que em 2005 houve um processo de negociação e o governo assegurou a equiparação dos salários com a Receita Federal. Entretanto, com a mudança no Ministério da Fazenda [em março de 2006 Guido Mantega assumiu no lugar de Antonio Palocci], recebemos reposição salarial de só 10% no ano passado, contra cerca de 30% de outras categorias', finalizou o presidente do Sinal.

Segundo ele, o banco vem perdendo profissionais para outros órgãos públicos que pagam salários maiores aos iniciantes.

"O banco abre concurso, fica um ano treinando o novo funcionário e depois perde o profissional para outros órgãos. Em São Paulo, por exemplo, o problema está grave, com pessoas saindo do banco para trabalhar em prefeituras como a de São Bernardo do Campo e São Caetano."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre greve dos funcionários do BC
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página