Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2007 - 15h29

Com ajuda do Brasil, aérea portuguesa eleva lucro em 75%

Publicidade

da Agência Lusa

A EuroAtlantic, empresa portuguesa de vôos fretados, registrou um resultado líquido de 10,5 milhões de euros (R$ 29 milhões) em 2006, alta de 75% em relação a 2005.

"[O resultado] deveu-se ao aumento da atividade da companhia, à penetração em novos mercados, como a Índia e a China, e ao incremento das operações no Brasil", afirmou o presidente do Conselho de Administração da EuroAtlantic, Tomáz Metello.

Durante a apresentação dos resultados relativos a 2006, que pela primeira vez se situaram na faixa dos dois dígitos, Tomáz Metello disse que a dispersão de 45% do capital da EuroAtlantic no mercado de valores mobiliários é um 'objetivo' para de 2008. A EuroAtlantic é comandada pela família Tomáz Metello (80%) e pelo Grupo Pestana (20%).

TAP

Questionado sobre a operação que envolve a aquisição da Portugália pela TAP, Tomáz Metello disse ser 'contra o negócio', informando que a EuroAtlantic já tinha contestado junto da Autoridade da Concorrência (regulador luso).

Quanto a uma possível entrada na TAP, o presidente do conselho de administração da empresa de aviação disse que só entraria no negócio se a EuroAtlantic tivesse a maioria do capital.

Tomáz Metello informou também que está aguardando uma decisão do governo de São Tomé sobre a entrada da EuroAtlantic na Air São Tomé, adiantando que se forem os escolhidos ficarão com 65% da empresa. Caso se confirme a participação na Air São Tomé, a EuroAtlantic entrará no transporte aéreo regular.

Resultados

De acordo com os dados apresentados, o número de passageiros transportados em 2006 pela EuroAtlantic aumentou 5,9%, o que representa uma desaceleração diante da alta de 7,6% registrada em 2005.

Em Portugal, houve um crescimento do número de passageiros de 8,7%, destacando-se o aeroporto de Lisboa, com um acréscimo de 9,6%.

Em 2006, a EuroAtlantic registrou uma melhor taxa de eficiência, com taxas de ocupação na ordem dos 76%, um indicador que alcançou os 77% na Europa.

No fim do ano passado, a frota da EuroAtlantic era composta por cinco aeronaves em leasing operacional e três de propriedade da empresa. Em 2007, a companhia espera aumentar a frota, com a compra de mais dois aviões.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página