Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2007 - 15h46

Chávez apóia álcool brasileiro, diz imprensa venezuelana

Publicidade

da Lusa, em Caracas

O interesse do presidente Hugo Chávez em importar álcool do Brasil, manifestado durante a 1ª Cúpula Energética Sul-Americana, é destaque nesta quarta-feira nos principais jornais na Venezuela.

O diário "Últimas Notícias", de maior circulação no país, traz em sua manchete que "Chávez pede etanol barato", e que o presidente venezuelano "solicita [ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva] que lhe venda biocombustíveis sem impostos".

A Cúpula, da Comunidade Sul-Americana de Nações, terminou nesta terça-feira em Isla de Margarita, na Venezuela.

Para o jornal "El Universal", "não houve guerra do etanol" e "Chávez ofereceu à região um projeto energético integrado". "Presidente garante que não está contra o álcool", endossa o diário "La Voz".

Na mesma linha, o "El 2001" diz que "Chávez não é contra a produção de etanol", e que "a Cúpula aprovou a criação de Conselho Energético Sul-Americano".

O diário publica que "Caracas estuda não pagar expropriações petrolíferas", e faz referência a declarações do ministro venezuelano de Minas e Energia, Rafael Ramírez.

O dirigente teria dito que "em alguns casos [o governo estuda a possibilidade de] não emitir nenhum tipo de compensação" durante os processos de estatização que ocorrerão a partir de 1º de maio na região do rio Orinoco.

O "oficialista" (próximo ao governo) "Veja" prefere enfatizar em sua manchete a expressão "Cúpula esteve de acordo com elaboração de tratado energético regional pela Unasul [União de Nações Sul-Americanas]".

Imprensa regional

Entre as publicações regionais, destaca-se o "El Impulso", que afirma que "Lula deixou a Cúpula de forma gentil", "após críticas de Chávez". "O presidente do Brasil conseguiu que Chávez baixasse o tom crítico a respeito do programa de etanol", diz o jornal.

Na Ilha de Margarita, local onde foi realizada a Cúpula Energética, o "Diário La Hora" adianta que "Chávez propõe ao Brasil vender etanol à Venezuela", "para demonstrar que seu governo não é contrário ao álcool".

Já o "The Daily Journal", editado em língua inglesa em Caracas, "Chávez diz que não tem nada contra o etanol, mas opõe-se aos planos dos Estados Unidos".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página