Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2007 - 09h35

Jornal britânico diz que HSBC quer comprar banco Real

Publicidade

da Folha Online

O jornal britânico "The Times" voltou a falar, nesta sexta-feira, sobre a venda do banco ABN Amro e seus desdobramentos no Brasil. Segundo reportagem da edição de hoje (leia íntegra em inglês), o HSBC é um "sério interessado" na compra das operações brasileiras, o banco ABN Real, avaliado em cerca de R$ 28 bilhões.

"O banco ABN Amro é o maior banco no Brasil controlado por estrangeiros e sabe-se que o HSBC o considera um prêmio fabuloso se puder comprá-lo", afirma o jornal. A aquisição, porém, depende da disputa pelo controle da matriz, o ABN Amro, com sede na Holanda.

O jornal lembra que o controle do ABN Amro é disputado pelo britânico Barclays, que propõe uma fusão, e por um consórcio formado pelo Royal Bank of Scotland, Santander e Fortis, que dividiriam os ativos do banco holandês. Caso a última opção se concretize, o espanhol Santander ficaria com as operações no Brasil.

O "The Times" afirma ainda que outras instituições aparecem como potenciais compradores do ABN Amro: BBVA (Espanha), Bank of America (EUA) e BNP Paribas (França). Segundo o Times, outros bancos brasileiros também estariam interessados no Real, caso ele seja colocado à venda.

Com 1.091 agências, o banco Real registrou no primeiro trimestre de 2007 um crescimento de 34% no lucro líquido, que somou 177 milhões de euros (cerca de R$ 480 milhões). O HSBC entrou no Brasil em 1997 e tem hoje mais de 1.600 agências no país.

As negociações entre o Barclays e o ABN Amro devem continuar no fim de semana --o acordo de exclusividade sobre as negociações, porém, expira hoje. O consórcio com o Royal Bank of Scotland confirmou ontem, por sua vez, que se reunirá com o ABN na próxima segunda-feira.

Leia mais
  • Juntos, ABN e Santander podem passar Bradesco
  • Itaúsa adquire operações do ABN Amro em Miami e Montevidéu
  • Queixas contra bancos crescem 86% em março; Santander lidera

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o ABN Amro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página