Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2007 - 16h35

Executivo da Siemens deixa cargo em meio a escândalo de corrupção

Publicidade

da France Presse, em Frankfurt

O presidente do conselho de supervisão da Siemens, Heinrich von Pierer, um dos executivos mais influentes da Alemanha, deixará seu cargo por envolvimento num escândalo de corrupção, anunciou o grupo.

Von Pierer abandonará o cargo na próxima reunião do conselho de supervisão, no dia 25 de abril, afirmou a empresa.

A Siemens vai propor o nome de Gerhard Cromme, ex-patrão da siderúrgica ThyssenKrupp, para sucedê-lo.

"Apesar dos resultados excepcionais, a Siemens enfrenta uma situação difícil devido à má conduta, em parte provada e em parte não, de certos dirigentes e empregados", explica Von Pierer em comunicado, que recorda que seu conselho iniciou uma investigação para determinar as responsabilidades.

A Siemens passou por vários escândalos recentemente, em particular sobre os pagamentos realizados durante anos a caixas dois para subornos e para obter concessões no exterior. A justiça de vários países investiga as transferências de pelo menos 200 milhões de euros.

Nas últimas semanas aumentou a pressão sobre Von Pierer pelas suspeitas de que ele encobriu e, inclusive, idealizou esse sistema de corrupção antes de deixar a direção executiva do grupo, há dois anos.

Em 2004, seu nome foi, inclusive, aventado para ser candidato à presidência da República. De fato, Von Pierer, de 66 anos, tinha uma boa reputação por suas boas relações com os social-democratas e conservadores e é um dos assessores da chanceler Angela Merkel.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Siemens
  • Leia o que já foi publicado sobre Heinrich von Pierer
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página