Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2007 - 17h53

Secretário do Tesouro americano pede o fortalecimento do dólar

Publicidade

da France Presse, em Washington

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, reiterou o pedido de fortalecimento do dólar e solicitou que China autorize uma valorização do yuan em relação à moeda americana.

"Como penso que vocês sabem, acredito muito seriamente que a nossa nação precisa de um dólar forte", disse Paulson ao canal de televisão público "PBS".

Paulson fez os comentários depois que o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, insistiu na sexta-feira que a excessiva volatilidade da taxa cambial é "indesejável", no momento em que o euro registra cotações recordes em relação ao dólar.

O euro chegou a ser cotado a US$ 1,3637 na última sexta-feira, valor muito próximo do recorde absoluto de 1,3666 dólar por euro atingido em 30 de dezembro de 2004.

Paulson pediu à China que permita uma valorização maior do yuan em relação ao dólar para reduzir as tendências protecionistas no Congresso ante um persistente déficit comercial americano com a China.

"O Congresso poderia aprovar projetos pouco atrativos. Acredito que os chineses são muito conscientes disso", acrescentou.

A China tem um enorme superávit comercial, principalmente graças a um yuan desvalorizado que torna seus produtos muito competitivos no exterior.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Henry Paulson
  • Leia o que já foi publicado sobre a cotação do dólar em relação ao euro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página