Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2007 - 13h33

Após escândalo, presidente da Siemens deixa cargo em setembro

Publicidade

da France Presse, em Frankfurt

Klaus Kleinfeld, presidente do grupo tecnológico alemão Siemens que se encontra no meio de um escândalo de corrupção, deixará seu cargo no dia 30 de setembro, anunciou a empresa nesta quarta-feira, em um comunicado.

"Klaus Kleinfeld, presidente do diretório da Siemens, anunciou que não estará disponível para um prolongamento de seu contrato, que vence em 30 de setembro de 2007", anunciou o grupo em um comunicado emitido depois de uma reunião do conselho de vigilância.

A Siemens se vê sacudida há vários meses por escândalos de corrupção que culminaram na semana passada com a renúncia do presidente do conselho de vigilância, Heinrich von Pierer.
No último dia 20, Von Pierer, um dos executivos mais influentes da Alemanha, anunciou que deixaria seu cargo.

"Apesar dos resultados excepcionais, a Siemens enfrenta uma situação difícil devido à má conduta, em parte provada e em parte não, de certos dirigentes e empregados", explicou Von Pierer num comunicado, que recordou que seu conselho iniciou uma investigação para determinar as responsabilidades.

O grupo de Munique é suspeito de ter desembolsado mais de 400 milhões de euros em subornos para obter contratos no setor de telecomunicações.

A justiça de vários países investiga as transferências de pelo menos 200 milhões de euros. Nas últimas semanas havia aumentado a pressão sobre Von Pierer pelas suspeitas de que ele encobriu e, inclusive, idealizou esse sistema de corrupção antes de deixar a direção executiva do grupo, há dois anos.

No ano de 2004 seu nome foi, inclusive, aventado para ser candidato à presidência da República.

De fato, Von Pierer, 66, tinha uma boa reputação por suas boas relações com os social-democratas e conservadores e é um dos assessores da chanceler Angela Merkel.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Siemens
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página