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25/04/2007
-
20h09
KAREN CAMACHO
da Folha Online
As marcas próprias fecharam 2006 com participação de 5,5% no faturamento dos supermercados, 17% acima de de 2005, segundo divulgação da Abras (Associação Brasileira dos Supermercados). Das 500 redes apuradas pela Abras, 155 possuem algum item de marca própria, essas lojas representam 35,89% do faturamento do setor.
O Comitê de Marcas Próprias da Abras, no entanto, estimam que a participação desses produtos nas vendas dos supermercados deve chegar a 15% em cinco anos. Na Inglaterra, essa representatividade é de 39% e, nos Estados Unidos, de 19%.
O levantamento da participação das marcas próprias foi feito pelo instituto de pesquisas Nielsen e os produtos, em geral, se concentram nos itens de limpeza, cesta básica, biscoitos e similares e bebidas.
A Nielsen também aponta que o consumidor brasileiro, em 2006, incluiu a opção de marcas próprias em sua cesta de compras.
"O aumento das vendas de produtos de marca própria demonstra a evolução constante da inovação e dos processos de qualidade da indústria fornecedora dos supermercados e o aumento, já revelado em pesquisas realizadas nos últimos anos, da confiança do consumidor nessas mercadorias", afirmou Neide Montesano, coordenadora pela indústria do comitê.
Marco Antonio Quintarelli, integrante do Varejo do comitê, disse que as classes A e B estão mais acostumadas com as marcas próprias, mas que os consumidores das faixas C e D estão ampliando gradativamente a procura pelos itens.
"Os consumidores estão percebendo que o custo benefício é maior e que os produtos com a marca do supermercado tem a mesma qualidade que outros produtos", afirmou.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre as marcas próprias
Marcas próprias querem triplicar participação nos supermercados
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da Folha Online
As marcas próprias fecharam 2006 com participação de 5,5% no faturamento dos supermercados, 17% acima de de 2005, segundo divulgação da Abras (Associação Brasileira dos Supermercados). Das 500 redes apuradas pela Abras, 155 possuem algum item de marca própria, essas lojas representam 35,89% do faturamento do setor.
O Comitê de Marcas Próprias da Abras, no entanto, estimam que a participação desses produtos nas vendas dos supermercados deve chegar a 15% em cinco anos. Na Inglaterra, essa representatividade é de 39% e, nos Estados Unidos, de 19%.
O levantamento da participação das marcas próprias foi feito pelo instituto de pesquisas Nielsen e os produtos, em geral, se concentram nos itens de limpeza, cesta básica, biscoitos e similares e bebidas.
A Nielsen também aponta que o consumidor brasileiro, em 2006, incluiu a opção de marcas próprias em sua cesta de compras.
"O aumento das vendas de produtos de marca própria demonstra a evolução constante da inovação e dos processos de qualidade da indústria fornecedora dos supermercados e o aumento, já revelado em pesquisas realizadas nos últimos anos, da confiança do consumidor nessas mercadorias", afirmou Neide Montesano, coordenadora pela indústria do comitê.
Marco Antonio Quintarelli, integrante do Varejo do comitê, disse que as classes A e B estão mais acostumadas com as marcas próprias, mas que os consumidores das faixas C e D estão ampliando gradativamente a procura pelos itens.
"Os consumidores estão percebendo que o custo benefício é maior e que os produtos com a marca do supermercado tem a mesma qualidade que outros produtos", afirmou.
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