Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2000 - 19h45

Saiba quem é a Union Carbide, pivô da desistência da Dow na Copene

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
Da Folha Online


A Union Carbide entrou em cena na novela do leilão da venda do controle acionário da Copene, marcado para amanhã pelo Banco Central, mas suspenso hoje pela Justiça.

Apontada como favorita para arrematar a central petroquímica, a norte-americana Dow Química desistiu do leilão devido às dificuldades de obter a aprovação do processo de fusão com a Union Carbide nos EUA.

Em agosto do ano passado, a fusão tinha sido noticiada, mas até hoje não foi aprovada pelas autoridades antitruste dos EUA.

Para o público leigo, a Union Carbide é lembrada como a indústria que criou o chamado "agente laranja", usado na Guerra do Vietnã.

O "agente laranja" era um gás venenoso,cancerígero, feito a partir de uma dioxina. Em 1984, uma fábrica abandonada da Union Carbide em Bhopal, na Índia, teve um vazamento do gás que matou mais de 15.000 pessoas e deixou mais de 500 mil com lesões permanentes, criando um escândalo mundial.

A empresa ainda hoje sofre ações judiciais por ter deixado várias toneladas de lixo tóxico nas redondezas habitadas da fábrica.

Um estudo científico realizado pelo Greenpeace em 1999 confirmou a presença no local de resíduos de vários produtos químicos que ameaçam a vida, incluindo mercúrio, metais pesados, pesticidas e poluentes.


E-mail: sripardo@folhasp.com.br
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página