Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2007 - 08h15

Preços ao consumidor na China desaceleram e têm alta de 3% em abril

Publicidade

da Folha Online

Os preços ao consumidor na China tiveram uma alta anualizada de 3% em abril, recuando em relação ao índice de março, que mostrou uma alta de 3,3% (maior em 25 meses), informou nesta segunda-feira o Escritório Nacional de Estatísticas.

O índice do mês passado ficou, assim, em linha com a expectativa do governo para a inflação neste ano, de 3%.

A alta observada no mês passado foi impulsionada pelo aumento de 7,1% nos preços dos alimentos.

Na semana passada o governo informou que o PIB (Produto Interno Bruto) do país deve aumentar 10,8 % no segundo trimestre de 2007, contra os 11,1% registrados nos três primeiros meses do ano.

O índice de preços ao consumidor deve subir mais rápido no segundo trimestre do que no primeiro --3% contra 2,7% nos primeiros três meses--, situando a média semestral em 2,9%.

Apesar das medidas do governo chinês para frear o investimento em setores com crescimento excessivo, estes vão continuar com tendência crescente, segundo o governo. O superávit comercial do país, por sua vez, deverá recuar, já que as exportações foram especialmente altas em fevereiro e março. As exportadoras chinesas aumentaram os negócios nesses dois meses com os rumores de que o governo chinês reduziria as ajudas à exportação e as devoluções fiscais em abril.

Leia mais
  • China cria novas tarifas à venda de aço para reduzir superávit

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a economia da China
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página