Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2007 - 13h55

Emprego industrial de SP tem alta recorde puxado por setor sucroalcooleiro

Publicidade

IVONE PORTES
Editora-assistente de Dinheiro da Folha Online

O nível de emprego da indústria de transformação do Estado de São Paulo cresceu 2,25% de março para abril, com a criação de 47.442 vagas no setor. Trata-se da quarta alta mensal consecutiva e da maior variação positiva da série histórica reformulada em 2000, segundo dados disponibilizados pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

O avanço do emprego no setor foi impulsionado pelo setor sucroalcooleiro, devido ao início da safra de cana-de-açúcar.

Do total de empregos gerados no mês, 86,4% vieram de dois setores que têm forte ligação com a produção de açúcar e de álcool: produtos alimentares, com alta de 12,6%, e destilação de álcool e refino de petróleo (+17,15%). Juntos, estes dois segmentos foram responsáveis pela criação de aproximadamente 41,2 mil vagas.

"O resultado de abril está claramente condicionado ao início da safra da cana no Estado de São Paulo e ao dinamismo verificado no interior", disse o economista-chefe do Ciesp, Carlos Cavalcanti.

Considerando o interior do Estado, o nível de emprego apontou expansão de 3,71% em abril, contra uma variação positiva de apenas 0,05% na Grande São Paulo.

Em Araçatuba (580 km de São Paulo), forte pólo de plantação de cana-de-açúcar, o Ciesp constatou crescimento de 21,06% no total de empregos no mês passado, sendo 81,93% no setor de produtos alimentares, por causa do açúcar, e 27,54% no ramo de destilação de álcool e refino.

No mês passado, dos 21 setores pesquisados pelo Ciesp, 15 deles (que representam 78,8% dos pesquisados) tiveram desempenho positivo e seis mais demitiram do que contrataram.

Com o resultado de abril, a indústria acumula no ano expansão de 3,63% no emprego, com a geração de 76.435 vagas, 30.114 a mais do que em igual período de 2006.

Em março, a indústria do Estado já havia apontado crescimento de 0,72% no emprego, melhor desempenho para o mês da série histórica. Com esse resultado, o diretor do Departamento de Economia do Ciesp, Boris Tabacof, revisou para cima sua previsão de expansão neste ano para algo entre 1,2% e 1,8% --contra projeção anterior de crescimento máximo de até 1,2%. Apesar do crescimento recorde em abril, divulgado hoje, ele preferiu manter a projeção para o ano feita no mês passado.

Especial
  • Emprego na indústria sobe 1,2% no primeiro trimestre, diz IBGE
  • Indústria de SP indica crescimento de 0,7% em abril, diz FGV
  • Indústria registra aumento de vendas, emprego e salários no trimestre, diz CNI

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre nível de emprego da indústria
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página