Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2007 - 13h23

BNDES vai reduzir juros para setores afetados por real valorizado

Publicidade

CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio de Janeiro

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse que o banco estuda reduzir juros e alongar prazos de financiamento para empresas exportadoras afetadas pelo real valorizado.

O banco vai anunciar melhorias nas condições de financiamento desses setores para exportação, produção, inovação e mecanismos de capitalização.

"Além de uma suavização das taxas de juros e dos spreads, para tornar o financiamento mais barato, nós vamos melhorar as condições de financiamento à exportação para esses setores."

Coutinho disse que aguarda para anunciar as medidas em conjunto com outros setores do governo. O presidente do BNDES viajou para Brasília nesta quinta-feira, onde participa de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A valorização do real tem prejudicado, sobretudo, a competitividade de empresas exportadoras que não são ligadas a commodities e que não têm se beneficiado da alta das cotações internacionais. Ontem, a moeda americana atingiu a cotação de R$ 1,954, em razão da melhora do "rating" (nota de risco) do Brasil pela agência Standard & Poor's.

Coutinho voltou a afirmar que continua "na torcida" para uma queda mais acelerada da taxa básica de juros (Selic) --atualmente em 12,5% ao ano. Segundo ele, a elevação do rating do país por parte de agências de classificação de risco contribui para uma redução mais acentuada da Selic, o que pressionaria menos a taxa de câmbio.

"Na medida que o juro fique mais baixo vai reduzir a atratividade de uma série de operações de arbitragem que hoje contribuem para a valorização do câmbio", disse.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o BNDES
  • Leia o que já foi publicado sobre a cotação do dólar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página