Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2007 - 13h11

Funcionários do BC fazem assembléia para avaliar greve

Publicidade

da Folha Online

Os funcionários em greve do Banco Central realizam nesta segunda-feira, às 15h, assembléia para avaliar a greve da categoria, que já dura 20 dias. Na semana passada, reunião entre o sindicato (Sinal) e negociadores do Ministério do Planejamento terminou sem acordo.

A greve prejudicou hoje a divulgação do boletim "Focus", preparado pelo BC a partir das projeções econômicas de uma centena de instituições financeiras e divulgado toda segunda-feira, no início da manhã. Paulo de Tarso Galarça Calovi, presidente do diretório regional de Brasília, afirma que cerca de 80% dos trabalhadores estão paralizados.

Os grevistas querem a equiparação dos salários dos analistas e técnicos da instituição aos vencimentos de outros órgãos públicos, como a Receita Federal. De acordo o sindicato, o salário inicial dos analistas e técnicos no BC hoje é de R$ 7.082,40, contra R$ 10.155,32 dos fiscais da Receita, o equivalente a uma diferença de 43%.

Os funcionários do BC já conseguiram do governo um reajuste da ordem de 30%. No entanto, há um impasse entre governo e trabalhadores quanto ao prazo de pagamento desse reajuste: os funcionários exigem o pagamento suplementar já neste ano e retroativo a 2006, enquanto o governo quer pagar o aumento escalonado entre 2008 e 2009.

Leia mais
  • Com greve de funcionários, BC suspende divulgação da pesquisa Focus
  • Funcionários do Banco Central retomam greve nesta quarta

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a greve dos funcionários do BC
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página