Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2007 - 11h59

União Européia aprova fusão entre BMG e Universal

Publicidade

da Folha Online

As autoridades reguladoras da União Européia (UE) aprovaram nesta terça-feira a fusão entre as gravadoras Universal Music Group e BMG Music Publishing. A Universal comprou a BMG por cerca de US$ 2,09 bilhões.

A Comissão Européia informou que identificou problemas na estrutura do negócio quando foi anunciado, em setembro de 2006, que criavam conflito com a legislação antitruste do bloco europeu.

"A preocupação era que, em um novo ambiente, a Universal fosse capaz de exercer controle sobre uma ampla porcentagem de títulos seja através de seus direitos (totais ou parciais) sobre o trabalho dos compositores, seja sobre as gravações individuais", informou a comissão em um comunicado.

"Em alguns países, a Universal poderia até chegar a ter o controle de mais da metade do catálogo e, assim, se tornar um produto 'obrigatório' para todos os serviços 'online' de música, e as possibilidades de se escolher uma alternativa à Universal seriam significativamente reduzidas", diz o comunicado.

As duas empresas obtiveram a aprovação após prometerem vender diversos títulos de seus catálogos. A Universal detém os direitos sobre as músicas de artistas como 50 Cent, Mary J. Blige e Chamillionaire; a BMG detém direitos sobre as músicas de artistas como Nelly, Maroon 5 e Coldplay, além de clássicos como Beach Boys e Barry Manilow.

Leia mais
  • EMI aceita oferta de compra de fundo de investimentos por US$ 4,73 bi

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Universal Music
  • Leia o que já foi publicado sobre a BMG Music
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página