Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2007 - 12h16

Greve no BC adia divulgação de dados sobre as contas externas

Publicidade

da Folha Online, em Brasília

A greve dos funcionários do Banco Central afetou o calendário de divulgações das notas econômicas que a instituição faz mensalmente. Os dados sobre o setor externo referentes ao mês de abril deveriam ser divulgado amanhã, mas por conta da paralisação a divulgação foi adiada. A nota data ainda não foi definida.

Na última segunda-feira, a paralisação atrasou a divulgação do boletim Focus, preparado pelo BC a partir das projeções das instituições financeiras. Ele está disponível a partir das 8h30 toda segunda-feira, mas no dia 21 foi liberado apenas por volta do meio-dia.

A paralisação dos servidores do BC começou no último dia 3. O sindicato da categoria (Sinal) negocia com o Ministério do Planejamento um acordo para reajuste salarial.

Os grevistas querem a equiparação dos salários dos analistas e técnicos da instituição aos vencimentos de outros órgãos públicos, como a Receita Federal. De acordo o sindicato, o salário inicial dos analistas e técnicos no BC hoje é de R$ 7.082,40, contra R$ 10.155,32 dos fiscais da Receita, o equivalente a uma diferença de 43%.

Os funcionários do BC já conseguiram do governo um reajuste da ordem de 30%. No entanto, há um impasse entre governo e trabalhadores quanto ao prazo de pagamento desse reajuste: os funcionários exigem o pagamento suplementar já neste ano e retroativo a 2006, enquanto o governo quer pagar o aumento escalonado entre 2008 e 2009.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a greve do Banco Central
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página