Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/12/2000 - 08h00

Bancos somente estarão abertos de terça a quinta

Publicidade

MARCOS CÉZARI
da Folha de S.Paulo

Os bancos vão atender ao público somente por mais três dias até o final do ano: terça, quarta e quinta-feira.

No dia 29, sexta-feira, não haverá expediente para o público. É que, por determinação do Banco Central, no último dia útil do ano, os bancos têm apenas expediente interno.

Portanto, se você é daqueles que deixam tudo para a última hora, fique atento, pois na sexta-feira não será possível pagar contas diretamente nos caixas dos bancos. Os caixas automáticos funcionarão normalmente.

Atrasar o pagamento de algum imposto pode representar gasto adicional com juros e multas já no dia 2 de janeiro de 2001, quando os bancos voltarão a abrir.

Assim, devem ser pagos até quinta-feira tributos como o Imposto de Renda das pessoas físicas (carnê-leão) sobre os rendimentos recebidos em novembro e o IR sobre o ganho de capital obtido com a alienação de bens e direitos no mês passado.

Também vence no dia 28 a quarta cota do ITR (Imposto Territorial Rural) deste ano a ser paga pelo contribuinte (pessoa física ou jurídica) que optou pelo pagamento parcelado.

As empresas também devem recolher até quinta-feira uma série de impostos, como contribuição social (lucros presumido e real, terceira cota), Imposto de Renda retido na fonte, IPI (período de 11 a 20 deste mês) etc.

Quem pretende pagar menos IR ou ter uma restituição maior em 2001 também tem até quinta-feira para poder entrar em algum plano de previdência privada.

Com isso, a pessoa física poderá deduzir o valor da contribuição ao plano até o limite de 12% da renda bruta deste ano. Quem já tem plano poderá aplicar algum valor a mais para poder ter uma dedução também maior.

Mas o contribuinte deve ficar atento para evitar ultrapassar o limite de 12%. Se ultrapassá-lo neste ano, o excedente não poderá ser usado na declaração a ser entregue em 2002.

Outra forma de reduzir o imposto (ou aumentar a restituição) é fazer doações a fundos controlados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e investir em cultura. Nesses casos, a dedução está limitada a 6% do IR apurado na declaração.

Quem tem veículo com placa final zero deve licenciá-lo no Estado de São Paulo até sexta-feira. Para isso, o pagamento da taxa de licenciamento e eventuais multas deve ser feito até quinta-feira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página