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29/12/2000 - 11h25

Gasto de R$ 700 mil é alto, dizem agências

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CÉLIA CHAIM
da Folha de S.Paulo

A Petrobras gastou muito dinheiro nesse ir e vir de troca de nome. Agências de publicidade consultadas em São Paulo sobre o custo de R$ 700 mil pelo trabalho de concepção do que seria a nova marca e o novo logotipo da maior empresa do país, executado pela Und, empresa do designer Norberto Chamma, asseguram que o custo médio desse tipo de criação não passa de R$ 120 mil, podendo chegar a R$ 170 mil, caso inclua o que os publicitários chamam de "aplicação", ou encaixe do novo logotipo nos produtos.

"Se cobraram R$ 700 mil por esse trabalho específico, cobraram demais", diz Alexandre Gama, um dos grandes nomes da publicidade brasileira, ex-presidente da Young&Rubicam no Brasil e criador da Neogama, agência que trabalha para o Bradesco.

Contra o argumento de que a mudança para Petrobrax significaria maior aceitação da marca no mercado internacional, Gama cita o exemplo da alemã Hoechst, impronunciável corretamente em todos os países cujo idioma oficial não é o alemão e que sobrevive soberbamente até no interior do Piauí, onde Petrobrax iria soar como "coisa do estrangeiro".

Gilberto Negreiros, diretor de planejamento da Touché, que tem entre seus clientes a TVA, diz que esse tipo de trabalho, incluindo tudo, da mudança do logotipo nos postos ao chaveirinho-brinde para o cliente, passando por toda a papelada da empresa, seria muito bem pago por R$ 200 mil.

Sobre os R$ 50 milhões utilizados como referência pela empresa para os gastos com o conjunto de ações para substituição de BR-Petrobras para PetroBrax, as sugestões trafegam na linha da zombaria que levou o colunista José Simão, da Folha, a mudar o nome do presidente da empresa, de Henri Philippe Reichstul, para Anrri Filipe Raimundo.

"Por que não contratar Romário para fazer embaixadas nos 7.000 postos da rede?", sugere o diretor de marketing de uma multinacional que não se identifica por questão de "bom-tom". "Sobraria dinheiro e a imagem da Petrobras faria um gol de placa."
 

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