Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2001 - 08h30

Governo do Rio vende participação em fábrica da Peugeot

Publicidade

CHICO SANTOS
da Folha de S.Paulo

O governo do Estado do Rio de Janeiro decidiu vender sua participação de 32% no capital da nova fábrica do grupo francês Peugeot Citroën, que deverá ser inaugurada no dia 1º de fevereiro.

A fábrica fica em Porto Real (a 145 km do Rio), no vale do Paraíba, próxima à rodovia Presidente Dutra (ligação entre as cidades do Rio e de São Paulo).

A decisão de investir na fábrica R$ 125 milhões (em reais de 1998) foi parte da estratégia do ex-governador Marcello Alencar (PSDB) - antecessor do atual, Anthony Garotinho (sem partido) - de atrair a montadora francesa para o Rio.

Segundo o acordo firmado, a participação do Estado seria integralizada em três anos.

O governo do Rio já tomou a decisão de vender a participação, mas ainda não estão decididos a forma e o momento da venda.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado não havia fornecido detalhes até o começo da noite de ontem.

A direção do grupo Peugeot Citroën no Brasil informou que não irá se pronunciar sobre o assunto.

Segundo a montadora francesa, a sexta maior do mundo, a fábrica deverá produzir este ano 24 mil unidades dos modelos Peugeot 206 e Citroën Xsara Picasso.

A empresa informou que começará a produção com cerca de 600 empregados, podendo chegar a mil até o final deste ano. A capacidade máxima da fábrica é de 100 mil unidades por ano.

Além da associação com o governo do Rio, para se instalar no Brasil, a Peugeot recebeu financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em valor equivalente a US$ 300 milhões.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página