Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2001 - 18h08

Taxa Tobin é defendida no Fórum Parlamentar Mundial

Publicidade

BENJAMIN TOLEDO
especial para a FolhaOnline, de Porto Alegre

Encontrar mecanismos capazes de impor a Taxa Tobin em todos os países do mundo. Essa foi a defesa feita há pouco pelo parlamentar francês Harlen Desir, na primeira mesa do Fórum Parlamentar Mundial, evento que acontece durante o I Fórum Social Mundial, em Porto Alegre.

Idealizada pelo norte-americano James Tobin, prêmio Nobel de Economia, a Taxa Tobin propõe que 1% do valor das transações financeiras sejam taxadas e o dinheiro arrecadado seja remetido para um fundo mundial de combate à pobreza. Os números mostrados por James Tobin estimam que esse fundo poderia conseguir cerca de US$ 170 bilhões por ano.

Desir disse que a Taxa Tobin pode auxiliar a combater a influência do capitalismo norte-americano no mundo e melhorar a situação social dos países subdesenvolvidos. Mas fez um alerta: "A taxa não é uma receita milagrosa e nem o suficiente para colocar um freio no mercado de capitais. Ela não leva ao equilíbrio financeiro, mas pode ser a base".

O parlamentar francês também informou que vários países já adotaram uma campanha pela adoção da taxa, entre eles o Brasil, através da composição de uma Frente Parlamentar pela Taxa Tobin. O Canadá, França, Bélgica, Irlanda, Itália, Alemanha, Madagascar, Austrália, Nova Zelândia e vários países africanos também já aderiram ao movimento.

Desir informou ainda que o parlamento dos Estados Unidos, em parceria com o francês, também já fez um apelo mundial pela taxa. O documento foi assinado por 480 parlamentares norte-americanos e franceses.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página