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20/02/2001
-
16h30
EDUARDO CUCOLO
da Folha Online
As empresas de franquias estão negociando com o governo federal a liberação de recursos do Proex (Programa de Incentivo às Exportações) para financiar a exportação de marcas "Made in Brazil".
Hoje, 20 das 894 empresas existentes no país já possuem pelo menos uma filial no exterior. A previsão da ABF (Associação Brasileira de Franchising) é de que, até 2005, 25% das franquias brasileiras estejam atuando nos mercados da América Latina, Europa e EUA.
"Os incentivos do Proex poderiam acelerar esse processo", disse o presidente da ABF, Gerson Keila, do Dunkin' Donuts.
A rede de fast food Habib's, por exemplo, já possui um restaurante no México e pretende abrir mais 220 unidades nos próximos seis anos.
"Antes de abrir uma filial, é preciso fazer um trabalho de análise do mercado, o que é muito caro. Os mexicanos, por exemplo, nunca tinham visto uma esfirra, e achavam os temperos brasileiros muito fracos", disse Keila.
Outras empresas presentes no exterior são os cursos de línguas CCAA e Yázigi e as redes de alimentação Vivenda do Camarão e Bob's.
E-mail: ecucolo@folhasp.com.br
Proex pode financiar exportação de franquias
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da Folha Online
As empresas de franquias estão negociando com o governo federal a liberação de recursos do Proex (Programa de Incentivo às Exportações) para financiar a exportação de marcas "Made in Brazil".
Hoje, 20 das 894 empresas existentes no país já possuem pelo menos uma filial no exterior. A previsão da ABF (Associação Brasileira de Franchising) é de que, até 2005, 25% das franquias brasileiras estejam atuando nos mercados da América Latina, Europa e EUA.
"Os incentivos do Proex poderiam acelerar esse processo", disse o presidente da ABF, Gerson Keila, do Dunkin' Donuts.
A rede de fast food Habib's, por exemplo, já possui um restaurante no México e pretende abrir mais 220 unidades nos próximos seis anos.
"Antes de abrir uma filial, é preciso fazer um trabalho de análise do mercado, o que é muito caro. Os mexicanos, por exemplo, nunca tinham visto uma esfirra, e achavam os temperos brasileiros muito fracos", disse Keila.
Outras empresas presentes no exterior são os cursos de línguas CCAA e Yázigi e as redes de alimentação Vivenda do Camarão e Bob's.
E-mail: ecucolo@folhasp.com.br
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