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20/02/2001 - 16h30

Proex pode financiar exportação de franquias

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EDUARDO CUCOLO
da Folha Online

As empresas de franquias estão negociando com o governo federal a liberação de recursos do Proex (Programa de Incentivo às Exportações) para financiar a exportação de marcas "Made in Brazil".

Hoje, 20 das 894 empresas existentes no país já possuem pelo menos uma filial no exterior. A previsão da ABF (Associação Brasileira de Franchising) é de que, até 2005, 25% das franquias brasileiras estejam atuando nos mercados da América Latina, Europa e EUA.

"Os incentivos do Proex poderiam acelerar esse processo", disse o presidente da ABF, Gerson Keila, do Dunkin' Donuts.

A rede de fast food Habib's, por exemplo, já possui um restaurante no México e pretende abrir mais 220 unidades nos próximos seis anos.

"Antes de abrir uma filial, é preciso fazer um trabalho de análise do mercado, o que é muito caro. Os mexicanos, por exemplo, nunca tinham visto uma esfirra, e achavam os temperos brasileiros muito fracos", disse Keila.

Outras empresas presentes no exterior são os cursos de línguas CCAA e Yázigi e as redes de alimentação Vivenda do Camarão e Bob's.

E-mail: ecucolo@folhasp.com.br
 

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