Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2001 - 08h47

Carne brasileira entra na mira dos britânicos

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Pecuaristas iniciaram um lobby junto ao governo britânico a fim de suspender as importações de carne de fora da União Européia até que se descubra como seus rebanhos foram contaminados.

O Brasil, que responde por 13% das importações de carne de vaca do Reino Unido, será um dos países atingidos pelo embargo caso seja de fato anunciado pelo governo em meio à crise da febre aftosa iniciada na semana passada.

A maior parte das importações britânicas de carne é proveniente da União Européia. Um terço, no entanto, vem de fora da Europa, em parte de países onde já foram registrados casos de febre aftosa.

Apesar das inspeções feitas pelo Reino Unido seguindo regulamentação estabelecida pela própria UE, pecuaristas temem que ocorram erros que possam ter levado à chegada da doença.

"Sabemos que porcos comem restos, em geral vindos de restaurantes. Se os restaurantes usaram carne infectada será uma questão de tempo até que os porcos se contaminem", disse David Handley, presidente do grupo "Farmers for Action", ao jornal britânico "The Times". Handley é um dos que defendem o embargo à carne de fora da UE.
(JAg)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página