Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2001 - 15h59

Empresa que criou os Muppets pode ser vendida

Publicidade

da Reuters

A empresa de comunicações alemã EM.TV & Merchandising anunciou hoje que está estudando a venda de sua subsidiária The Jim Henson Co., criadora da série "Os Muppets".

Se concretizado, o negócio poria fim aos custosos planos da companhia de se tornar uma potência mundial.

A EM.TV comprou a Jim Henson por US$ 680 milhões em fevereiro de 2000. A aquisição foi parte de um ano agressivo da companhia com sede em Munique, que criou débitos de quase US$ 1 milhão.

A possível venda deve trazer prejuízo à EM.TV. "A Viacom ou a Disney só se disporiam a pagar entre US$ 200 e US$ 250 milhões", diz Sarah Schmitz, analista de negócios da mídia no Commerzbank, em Londres. "É quase certo que eles conseguirão menos do que pagaram."

A Disney há muito tempo tem interesse na empresa dos Muppets, assim como o canal Nickelodeon, que pertence à Viacom. O principal executivo da Disney, Michael Eisner, vem acompanhando os problemas da EM.TV à espera de um momento favorável para conseguir a Jim Henson.

Criada em 1958, a Jim Henson já vendeu o sapo Caco e seus amigos para mais de cem países. A empresa também criou os personagens Garibaldo, Ênio e Beto, de Vila Sésamo.

Os maus resultados da empresa prejudicaram ainda mais o desempenho da ações da EM.TV, que caíram 95% em pouco mais de um ano. Investidores irritados pediram compensações, e o ministério público alemão decidiu investigar a administração da empresa.

Com problemas de caixa, a emissora já vendeu parte dos seus direitos para a transmissão de Fórmula-1. No final do ano passado, o grupo Kirch, também de Munique, adquiriu 25% das ações e fez mudanças para tentar salvar a companhia.

O cenário atual é completamente diferente de um ano atrás, quando, acompanhado do sapo Caco e de sua namorada, Miss Piggy, o fundador da EM.TV, Thomas Haffa, anunciou: "De um só golpe, nos tornamos um importante agente no mais importante mercado mundial de mídia."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página