Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2000 - 10h10

Juro menor deve aquecer mercado acionário brasileiro

Publicidade

IVONE PORTES
do FolhaNews, em São Paulo

A Bolsa de Valores de São Paulo iniciou esta quinta-feira (20) com ganhos. No início das operações, às 10h, a Bovespa registrava valorização de 0,13%, mas, em poucos minutos, já subia 1,01%, para 17.098 pontos. O volume financeiro era de R$ 4,3 milhões.

A decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central em reduzir a taxa básica de juros da economia (Selic) de 17% para 16,5% ao ano deve estimular os investimentos no mercado de ações brasileiro. De acordo com analistas, juros menores favorecem a migração de recursos da renda fixa para a renda variável, onde os rendimentos são maiores.

O desempenho do mercado acionário paulista, no entanto, pode ser influenciado também pelo movimento das bolsas norte-americanas, que na quarta (19) encerraram o pregão em baixa, levando junto o Ibovespa. O índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, recuou 0,41%, enquanto o índice eletrônico Nasdaq caiu 2,91%. Na Bovespa, a queda foi de 2,53%.

Segundo especialistas, o mercado financeiro brasileiro deve ficar 'de olho'' nos EUA, porque os últimos indicadores de inflação daquele país apontam que a desaceleração da economia norte-americana está muito lenta, o que pode levar o Federal Reserve (banco central dos EUA) a optar por um aumento no juro básico do país em sua próxima reunião.

O presidente do Federal Reserve, Alan Greenspan, fala nesta quinta, após a abertura do mercado, ao Comitê Bancário do Senado norte-americano. Os investidores ficarão atentos a uma possível sinalização sobre a trajetória dos juros dos EUA.

Os desdobramentos sobre o caso Eduardo Jorge também continuam na mira dos investidores. Ontem, o ex-secretário da Presidência da República anunciou que colocará à disposição do Ministério Público Federal a quebra de seu sigilo fiscal, bancário e telefônico.



  • Cacciola pode estar foragido
  • Brasil é o campeão de impostos na América Latina
  • Supremo pode definir nesta quinta futuro da privatização do Banespa

    Clique aqui para ler mais sobre economia no Dinheiro Online e na Folha Online

    Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página