Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2000 - 08h32

Embraer oferece ações na Bolsa de Nova York

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A Embraer deve ser, a partir de hoje, a mais nova companhia brasileira com ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York. A empresa finalizou ontem à tarde os procedimentos para ter a autorização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para o lançamento de papéis, no valor de cerca de R$ 600 milhões.

Os principais acionistas da empresa -a holding Bozano, Simonsen, os fundos de pensão Previ e Sistel e a BNDESpar, braço investidor do BNDES- pretendem vender 12,63% dos 60% de ações com direito a voto que possuem na companhia, o que fará com que passem a ter menos de 48% dos papéis.

No ano passado, quando a ex-estatal vendeu 10% das ações com direito a voto para um consórcio de empresas francesas, setores das Forças Armadas criticaram a operação por entender que a empresa responde por um setor vital ao país -a construção de aviões civis e militares. A Embraer alegou, na época, que o controle da companhia continuava nas mãos de brasileiros.

A operação de hoje não deve mudar o quadro, já que os 12,63% deverão ser pulverizados entre acionistas nos EUA e Brasil. Além da venda de títulos de acionistas, o processo de hoje envolverá o lançamento de novos papéis. (László Varga)


  • Cacciola está fora do país, diz advogado
  • G-8 reabre discussão sobre dívidas de países pobres
  • STF promete para hoje decisão sobre Banespa
  • ESPECIAL:Tudo sobre fundos FGTS Petrobras

    Clique aqui para ler mais sobre economia no Dinheiro Online e na Folha Online

    Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página