Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2000 - 15h23

Metade da exportação de cachaça vai para a Alemanha

Publicidade

Você vai aplicar seu FGTS na Petrobras?
Vote na enquete

NATHALIA BARBOSA
do FolhaNews, em São Paulo

A aceitação da cachaça brasileira no exterior é recente, mas já conta com a simpatia do mercado alemão, que responde por quase metade das importações do produto. O Brasil exporta cerca de 6 milhões de litros de cachaça por ano..

A Alemanha compra das destilarias brasileiras cerca de três milhões de litros ao ano. Lá, os coquetéis com cachaça estão entre as bebidas mais pedidas nos bares no momento.

Hoje, no mercado interno de bebidas a aguardente de cana só perde para a cerveja. O brasileiro consome 1,3 bilhão de litros de cachaça por ano, um mercado que movimenta cerca de R$ 1 bilhão em vendas.

Segundo a gerente setorial do Programa de Especial de Exportação do governo federal, Raquel Salgado, o Estado de São Paulo é responsável por 44% dessa produção, seguido de Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O programa de exportações da cachaça pretende agora conquistar mercados novos, como Argentina, Chile, França, Japão, Itália, Estados Unidos e Portugal.

O Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça (PBDAC), desenvolvido pela Associação Brasileira de Bebidas em parceria com a Agência de Promoção da Exportação (Apex), já começou a mobilizar os produtores. (Nathalia Barboza)

Leia também:

Brasil quer exportar US$ 100 milhões em cachaça nos próximos dez anos



  • Cacciola está fora do país, diz advogado
  • G-8 reabre discussão sobre dívidas de países pobres
  • STF adia de novo decisão sobre Banespa
  • ESPECIAL:Tudo sobre fundos FGTS Petrobras

    Clique aqui para ler mais sobre economia no Dinheiro Online e na Folha Online

    Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página