Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2001 - 20h44

Hidrelétrica de Ilha Solteira terá cota reduzida

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O governo deverá reduzir o nível do reservatório da usina de hidrelétrica de Ilha Solteira (SP) entre as cotas de 323 metros e 314 metros deverá aumentar a oferta de energia nas regiões Sudeste e Centro-Oeste em 4,9 mil MW.

Esta é uma das principais medidas de aumento da oferta de energia divulgadas hoje pelo ministério de Minas e Energia e a Aneel.

Segundo o diretor-geral da agência, José Mário Abdo, a medida será capaz de economizar 3% do total da energia armazenada nas usinas da região Sudeste e Centro-Oeste.

A viabilidade da medida será analisada pelo ministério de Minas e Energia, a Aneel, o governo do Estado de São Paulo e o ministério dos Transportes.

A questão mais polêmica envolvendo a proposta é o comprometimento da navegabilidade do rio Paraná, que é utilizado para o transporte de grãos.

Outra medida será a importação de 400 MW de energia da Argentina, prevista para dezembro deste ano, mas que pode ser antecipada para julho.

A usina de Itaipu deverá ampliar a utilização do volume do seu reservatório até a cota de 215,5 metros. A medida, recomendada para outubro, corresponderá a mais 1,8 mil MW médios.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página