Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2001 - 17h34

Santander abre programa de demissão para funcionário do Banespa

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O Banespa vai anunciar até o final do mês um programa de demissão voluntária para incentivar o desligamento de seus funcionários. As regras do PDV e o número de funcionários que serão alvo do programa ainda estão sendo definidas pelo Santander, controlador do banco.

O grupo espanhol assumiu o controle acionário do Banespa em novembro de 2000, ao comprar o banco paulista por R$ 7,05 bilhões. O Santander não quer se pronunciar sobre o assunto antes de definir as regras do PDV.

Estudo feito pela subseção do Dieese do Sindicato dos Bancários de São Paulo mostra que o Santander atua com uma estrutura de pessoal em agência menor que a do Banespa.

Enquanto o Santander mantém uma média de nove funcionários por agência, no Banespa esse número sobe para 25.

Tomando como referência essa estimativa, o PDV do Santander poderia atingir num primeiro momento 9.000 dos 14 mil funcionários das 578 agências do Banespa. O banco não comenta o assunto.

Com esse volume de cortes, o Banespa reduziria para cerca de 5.000 o número de funcionários das agências e conseguiria manter uma média de nove bancários por agência, a mesma média do Santander.

Mas o número de funcionários-alvos do PDV ainda não está fechado. Tudo depende do programa de reestruturação do Banespa, que será implantando até junho deste ano.

A abertura do PDV vai complementar o programa de reestruturação do Banespa, que pretende aumentar os serviços prestados nas salas de auto-atendimento por máquinas e equipamentos.

Apesar da elevação do nível de automação, o número de funcionários-alvo do PDV pode ser reduzido, já que o Santander pretende abrir novas agências do Banespa no país.

LEIA MAIS
  • Santander demitiu 6.500 em 3 anos
  • Funcionário do Banespa vira vendedor

    E-mail: fabiana.futema@folha.com.br
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página