Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2001 - 14h43

Fusão de US$ 14 bi cria 2ª maior companhia energética do mundo

Publicidade

da Folha Online

A E.ON, maior energética da Alemanha, anunciou hoje que comprará a britânica Powergen por 9,6 bilhões de libras (US$ 14 bilhões) em dinheiro, criando a segunda maior companhia energética do mundo. A negociação inclui dívidas da Powergen de 4,5 bilhões de libras.

Sob o acordo, a E.ON pagará 765 centavos de libra por cada ação da Powergen, o que representa um prêmio de 8,4% do valor de fechamento da sexta-feira passada.

Com a aquisição, a E.ON, além do Reino Unido, passará a operar nos EUA, onde a Powergen possui a LG&E no Estado de Kentucky.

Para obter aprovação dos órgãos reguladores dos EUA, a E.ON afirmou que venderá sua participação majoritária na química alemã Degussa, assim como nos setores de petróleo, logística e metais em um período de três a cinco anos.

As ações da Powergen fecharam em alta de 1,91%, cotadas a 719,50 centavos de libra. O preço inferior à da oferta da E.ON reflete cautela dos investidores em relação às condições que podem ser impostas pelas autoridades norte-americanas para aprovar a negociação.

Já os investidores alemães parecem ter ficado satisfeitos com a proposta. Por volta das 14h20 (horário de Brasília), as ações da E.ON tinham valorização de 6,28%.

  • Leia mais no especial sobre a Crise Energética
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página