Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2001 - 09h08

Distribuidoras de energia vão trocar lâmpadas

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

As distribuidoras de energia elétrica fornecerão, gratuitamente, 5,6 milhões de lâmpadas econômicas (modelo fluorescente compacto) a consumidores de baixa renda.

A medida faz parte do Plano de Redução de Consumo e Aumento de Oferta (plano de racionalização), que tenta evitar o racionamento de energia elétrica nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste a partir de junho.

A troca de lâmpadas já era feita por algumas distribuidoras, mas, por determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a partir de agora toda a verba a ser usada em programas de eficiência energética -aproximadamente R$ 140 milhões- terá de ser aplicada na troca de lâmpadas antigas pelas econômicas.

A economia estimada é de 672 milhões de quilowatts/ hora por ano, o suficiente para abastecer uma cidade de 380 mil habitantes. As lâmpadas, de acordo com a agência, economizam 80% em relação às lâmpadas normais.

A Eletropaulo -que abastece 4,6 milhões de clientes na região metropolitana de São Paulo- começa no mês que vem a trocar 50 mil lâmpadas normais por modelos mais econômicos (lâmpadas fluorescentes compactas), gratuitamente.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página