Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2001 - 16h18

Brasil só tem a ganhar com Alca, diz presidente do BankBoston

Publicidade

JOÃO SANDRINI
da Folha Online

O presidente mundial do BankBoston, o brasileiro Henrique Meirelles, disse hoje que a Alca é vantajosa ao Brasil mesmo que não consiga a flexibilização das regras antidumping dos EUA e nem o fim de cotas de importação e subsídios agrícolas.

"O Brasil tem que negociar duro, mas a história mostra que com a integração todos ganham."

Sobre o investimento do governo brasileiro no Mercosul, o executivo disse que o bloco do Cone Sul é "positivo, mas a Alca é muito melhor".

Meirelles disse, no entanto, que o país só será bem-sucedido no Alca se reduzir a dívida pública. "Se o Brasil fizer sua lição-de-casa e controlar gastos, vai atrair investidores, aumentar a oferta de capital no mercado interno e externo, ficando preparado para a globalização."

Para ele, as empresas brasileiras não serão engolidas pelas norte-americanas em uma área de livre-comércio, como temem alguns empresários, porque o país tem mão-de-obra barata e abundante e o setor produtivo tem escala.

O presidente do BankBoston participou hoje do seminário "B2B Summit", promovido pela BAFT (associação de bancos americanos) e pela Câmara Americana de Comércio.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página