Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2001 - 14h06

Itamar quer que BNDES ajude a Cemig na compra da Cesp

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online

A Cesp pode virar uma empresa mineira. Pelo menos é esse o desejo do governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), que espera contar com o apoio do BNDES par financiar seu projeto.

"Se uma estatal estrangeira, como a EDF (França) e a EDP (Portugal), pode participar da privatização da Cesp, por que uma brasileira não pode? Eu quero que a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) compre a Cesp e acho que o BNDES pode emprestar os recursos para que isso ocorra", disse o governador.

Itamar vai mover duas ações contra a lei estadual que proíbe as estatais brasileiras de participarem de privatizações de empresas do Estado de São Paulo: uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), como governador, e uma Ação Popular, como pessoa física.

O governador também terá de enfrentar outra briga para colocar seu projeto em prática. Algumas das empresas que devem participar do leilão da Cesp, marcado para o dia 16 de maio, são sócias do governo mineiro na Cemig. Esse é o caso das norte-americanas Southern Electric e AES.

  • Veja especial sobre a Crise Energética
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página