Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/05/2001 - 19h31

Baianos pedem cassação de ACM durante protesto da CUT em Salvador

Publicidade

da Agência Folha

Na Bahia, cerca de 3.000 pessoas, segundo a PM, participaram em Salvador (BA) da manifestação, promovida pela CUT. As faixas e cartazes pediam a cassação dos senadores Jader Barbalho, José Roberto Arruda e também do baiano Antonio Carlos Magalhães.

Os manifestantes também pediram uma "apuração rigorosa" das acusações de corrupção envolvendo contra o governo do presidente Fernando Henrique.
Em Pernambuco, cerca de 2.000 pessoas, segundo a PM (4.000 para os organizadores) participaram de ato em Recife organizado pela CUT de manhã.

Além de shows e discursos pela valorização do salário mínimo e geração de emprego, o ato foi marcado por manifestações a favor da cassação de ACM, Arruda e Jader. Faixas pediam a punição dos parlamentares e CPI da corrupção.

À tarde, cerca de 500 agricultores ligados à Fetape (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco) realizaram uma passeata no marco zero, local da manifestação. Portando 21 cruzes com os nomes de trabalhadores mortos, os lavradores pediram a condenação dos acusados de assassinar a líder rural Margarida Alves, em 1983, em Lagoa Grande (PB).

Norte
No Pará, o MST, a Pastoral e a CUT promoveram manifestações contra a corrupção em Belém, Cametá, Castanhal e Marabá. A maior aconteceu em Marabá (sul do Estado), com cerca de 6.000 pessoas (4.000, segundo a PM), e a principal atividade foi o recolhimento de assinaturas num documento pedindo a instalação da CPI da corrupção.

Em Belém, centenas de pessoas se reuniram na praça do Operário, no centro da cidade, e depois, em caminhada, foram até a sede da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia) para protestar contra a corrupção. Acabou não havendo a lavagem das escadarias, que estava prevista.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página