Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2000 - 10h09

Liquidez e desempenho das bolsas de NY guiarão Bovespa

Publicidade

IVONE PORTES
do FolhaNews, em São Paulo

A Bolsa de Valores de São Paulo iniciou as operações nesta quinta-feira (27) com pequena valorização de 0,04%, mas, às 10h05, já operava com alta de 0,16% e 17.150 pontos. O volume financeiro era de R$ 1,7 milhão.

A maioria dos analistas não arrisca uma tendência para o mercado acionário brasileiro nesta quinta-feira (27), pois o movimento da Bovespa dependerá do fluxo de dinheiro e da reação das bolsas norte-americanas aos índices de inflação que foram divulgados esta manhã nos EUA.

O índice de custos do trabalho nos EUA subiu 1% no segundo trimestre deste ano, ficando dentro do esperado. Esse índice mede tanto os custos salariais quanto os benefícios como seguro-saúde e pensões dos trabalhadores norte-americanos. O indicador é acompanhado com bastante atenção pois engloba uma das áreas, de acordo com o presidente do Federal Reserve, Alan Greenspan, que mais podem pressionar a inflação do país.

Já os pedidos de bens duráveis daquele país subiram 10% em junho, muito acima do aumento de 0,1% esperado pelos analistas para o período. Excluindo o item transportes, o índice registrou alta de 0,8%.

Segundo especialistas, apesar de as empresas que compõem a bolsa eletrônica Nasdaq, dos EUA, estarem apresentando lucros, as incertezas sobre qual será o próximo passo do Federal Reserve (banco central dos EUA) na questão do juro básico do pais ainda dominam os mercados.

Os investidores permanecem atentos também aos desdobramentos em torno do caso Eduardo Jorge, que já desperta atenção nos EUA. Na quarta (26), o embaixador brasileiro em Washington, Rubens Barbosa, durante audiência com a comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados dos EUA, foi questionado sobre a possibilidade de renúncia do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, devido ao escândalo que envolve seu ex-secretário.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página