Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2001 - 12h34

ONG critica consumo de água mineral em países desenvolvidos

Publicidade

da Reuters, em Genebra (Suíça)


Consumidores de marcas caras de água mineral dos países desenvolvidos podem estar jogando seu dinheiro no ralo, já que a água de torneira disponível tem a mesma qualidade, afirmou esta semana o grupo ambientalista WWF International.

Segundo a ONG (organização não-governamental), ao tomar água da torneira, as pessoas não apenas estariam economizando dinheiro como ajudando a preservar o meio ambiente, já que as garrafas plásticas são potencialmente danosas à natureza.

"A água engarrafada pode nem ser mais segura ou mais saudável que a de torneira em muitos países, mas é vendida por preços até mil vezes maiores", disse a ONG.

A indústria da água mineral fatura cerca de US$ 22 bilhões por ano. Segundo o WWF (Fundo Mundial para a Natureza), porém, a única diferença em muitos casos é que a água vem numa garrafa incrementada em vez de sair de um cano.

"Na verdade, o controle sobre a água de torneira na Europa e nos EUA é muito maior que o exercido sobre a indústria da água mineral", afirmou o relatório da WWF.

A Associação Internacional dos Fabricantes de Água Engarrafada (IBWA), com sede nos EUA, afirma que o estudo está repleto de distorções. "Infelizmente, a WWF escolheu atacar as indústrias -e não o problema em si", disse a associação em comunicado. "O fato é que as pessoas tomam cada vez mais água engarrafada devido à sua alta qualidade, segurança, gosto e conveniência", afirma a IBWA.

A ONG concordou que algo deveria ser feito para melhorar o gosto da água de torneira em alguns países ricos, fator determinante da escolha pela água engarrafada segundo os consumidores.

A WWF disse que, além dos preços exorbitantes cobrados pela água, sua preocupação está voltada aos danos ambientais. Cerca de 1,5 milhão de toneladas de plástico são usados por esse setor, produzindo um lixo tóxico capaz de poluir tanto durante a produção quanto no processamento do lixo.

Mas a IBWA negou as acusações de que as indústrias de água sejam poluentes. "Toda embalagem de água é reciclável", disseram os fabricantes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página