Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2001 - 18h17

Alckmin anuncia maior geração de luz em usina

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Durante cerimônia na usina Sérgio Motta (Porto Primavera), neste sábado de manhã, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou seis medidas que serão tomadas pelo governo estadual para combater a crise energética.

Para incrementar a geração de energia neste ano, haverá a antecipação, em dois meses, do funcionamento de duas turbinas da usina Sérgio Motta, que aumentarão a potência instalada da hidrelétrica em 200 MW.

Além disso, será liberado o volume de água que excede o limite mínimo do reservatório da usina de Ilha Solteira, que compõe o sistema de geração do rio Paraná. Isso fará com que as demais hidrelétricas do rio (Jupiá, Sérgio Motta e Itaipu) gerem 800 MW a mais, porém de uma única vez.

Ou seja, o potencial de geração dessas usinas permanecerá o mesmo, mas, quando o maior volume de água passar pelas turbinas, haverá produção extra de 800 MW.

Ainda na geração de energia, serão instaladas mais duas turbinas na usina de Piratininga, em São Paulo, que permitirá um aumento de produção de 200 MW.

A quarta medida será a despoluição do rio Pinheiros e de seus afluentes para que a água do Pinheiros seja bombeada para a represa Billings. Com isso, é possível aumentar a produção da usina Henry Borden, o que significaria 400 MW gerados a mais. Essas duas últimas medidas, no entanto, não serão colocadas em prática neste ano.

O governador assinou também um decreto para diminuir em 20% o consumo de todos os órgãos estaduais. Essa medida será para evitar desperdícios, como luzes e computadores ligados sem necessidade.

Como sexta medida, ele anunciou a autorização para que seu secretário de Energia, Mauro Arce, participe da Câmara de Gestão da Crise de Energia.

Inauguração
Alckmin divulgou o plano de combate à crise no município de Rosana, localizado na fronteira de São Paulo com Mato Grosso do Sul. "Será a colaboração do Estado nesse momento de crise que o país atravessa", disse.

Ele inaugurou seis turbinas da usina que já estavam em funcionamento e a instalação do rotor de uma outra turbina que só entrará em operação daqui a 30 dias.

Atualmente, há nove turbinas em funcionamento, com capacidade para gerar 900 MW. Até o final deste ano, 12 turbinas estarão em operação, com capacidade máxima de 1.200 MW.

  • Veja especial sobre a Crise Energética
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página