Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2001 - 13h20

FHC consegue "afinar" discussão sobre aftosa

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

Os secretários de Agricultura dos Estados dos circuitos pecuários sul e centro-oeste e técnicos do Ministério da Agricultura se reunirão no próximos sábado em Curitiba para discutir a padronização das questões técnicas envolvidas no combate aos focos de febre aftosa detectados no Rio Grande do Sul e evitar que a doença se espalhe para outros Estados.

Após a reunião que terminou há pouco no Palácio da Alvorada, os governadores dos Estados envolvidos e o governo federal conseguiram afinar a discussão em torno da aftosa.

Olívio Dutra, governador do Rio Grande do Sul, disse que os governadores têm convicção de que é o momento de reforçar o cinturão contra a aftosa e debelar a doença. 'O caso do Rio Grande do Sul é uma demonstração de que isso pode ser feito, mas o esforço tem que ser comum'', disse Dutra.

Durante a reunião, Dutra fez reivindicações ao governo, entre elas o adiamento do pagamento do ITR (imposto territorial rural), o fornecimento gratuito de vacinas contra a doença a todos os agricultores do Estado e o alongamento das dívidas dos produtores. Segundo o governador, o presidente Fernando Henrique Cardoso e o ministro Pratini de Moraes (Agricultura) se mostraram favoráveis aos pedidos.

O governador de Santa Catarina, Esperidião Amin, disse que o principal resultado da reunião foi a racionalização da discussão em torno da aftosa. 'Agora vamos discutir menos sobre aspectos subjetivos e mais sobre os objetivos'', disse Amin.

O presidente Fernando Henrique Cardoso continua reunido com empresários e os ministros Alcides Tápias (Desenvolvimento) e Martus Tavares(Orçamento, Planejamento e Gestão).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página