Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2001 - 14h18

Empresa quer quintuplicar importação de gerador para aluguel

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A Showpower, empresa da norte-americana GE Energy Rentals, pretende quintuplicar a importação de geradores de energia destinados à locação até setembro próximo, saltando dos atuais 60 equipamentos para 300.

O objetivo é suprir o crescimento explosivo da demanda no mercado brasileiro devido ao racionamento.

Se o racionamento cruzar 2001, a expectativa de negócios aumenta, avalia o supervisor comercial e industrial da Showpower, Jorge Moreno. A alta do dólar aumenta os custos das importações dos geradores fabricados nos EUA. Se o câmbio continuar pressionado, o aluguel do equipamento tende a ficar mais caro.

Por dia, Moreno recebe até 50 solicitações de orçamento, principalmente por indústrias dos setores petroquímico, mineração, farmacêutico, construção civil, papel e celulose, além de condomínios e hospitais.

Antes das notícias sobre o racionamento, a média diária não ultrapassava cinco pedidos. A instalação dos geradores demora de 24h até dois dias, dependendo do tipo do equipamento, da disponibilidade do modelo e da infra-estrutura do local.

Para instalar os geradores e oferecer manutenção, a companhia, responsável pelo fornecimento de energia para shows como o Rock in Rio, está contratando serviços terceirizados e mão-de-obra temporária. Esse movimento fez a procura por profissionais como eletricistas, técnicos em eletricidade e eletrônica e engenheiros elétricos disparar.

Há dúvidas, no entanto, sobre a duração do aumento da procura por esses equipamentos, segundo Moreno. Isso explica a preferência pelo aluguel de gerador, em vez da aquisição.

"Faltou planejamento do governo para a crise energética. Agora as empresas estão correndo atrás, mas não querem assumir custos muito altos com a compra de um gerador", afirma Moreno.

LEIA MAIS
  • Veja custo para alugar um gerador
  • Concessionárias disputam turbinas de avião

  • Veja especial sobre a Crise Energética
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página