Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2001 - 14h21

Concessionárias disputam aluguel de 8 turbinas para gerar energia

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

As principais concessionárias do setor elétrico brasileiro estão disputando o aluguel de oito turbinas aeroderivativas (como as utilizadas na aviação), movidas a gás natural ou diesel, capazes de gerar, juntas, cerca de 180 megawatts (MW), com o objetivo de incrementar a sua oferta de energia e revendê-la para grandes consumidores industriais.

Esse volume de energia é suficiente, por exemplo, para atender ao consumo de cerca de 800 mil habitantes, metade da população de Curitiba (PR). Esses equipamentos estão sendo usados para enfrentar a crise energética da Califórnia (EUA).

Essas turbinas, fabricadas pela gigante norte-americana GE (General Electric), podem ser importadas dos EUA apenas no segundo semestre do próximo ano, mas as negociações com a empresa responsável pelo aluguel já começaram.

"Não há disponibilidade dessas turbinas móveis, que demoram a ser fabricadas. Hoje só existem 25 alugadas no mundo", diz o supervisor comercial e industrial da Showpower, empresa adquirida no ano passado pela GE Energy Rentals, Jorge Moreno.

Somente em maio de 2002, a Showpower terá as oito turbinas para entregar. Quem oferecer a melhor oferta de locação leva o equipamento. A disputa inclui também clientes de outros países, além do Brasil. Para o vencedor, o pagamento pelo uso do equipamento é feito mensalmente, com o prazo de alguel variando de seis meses (mínimo) a três anos (máximo).

Sem revelar valores dos custos, Moreno afirma apenas que quase todas as concessionárias do país, como Light, Cerj, Cemig, CPFL, Eletronorte, já demonstraram interesse em alugar o equipamento.

Instalada em quatro trailers, cada turbina gera até 22.8 MW de energia com um sistema de distribuição de 13.8 kV (tensão).

LEIA MAIS
  • Veja custo para alugar um gerador
  • Explode importação de gerador

  • Veja especial sobre a Crise Energética
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página